segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O Gol mais bonito de 2011

09/01/2012 as 18:40 por Alex Bernardo 

        Com o inesquecível gol do Neymar Jr. contra o Flamengo, naquele histórico Santos 4 x 5 Flamengo disputado em 27 de Julho de 2011, na Vila Belmiro – Santos volta a ser notícia.
        Desta vez a FIFA, entidade máxima do futebol mundial, reconheceu o gol como o mais bonito de 2011.
 
        São muitos os comentários – escritos, falados e ‘televisados’ – tentando traduzir o gol em palavras. Os dribles iniciais, a arrancada em diagonal, a tabela com o Borges, o drible mágico sobre o Angelim e a finalização de ‘três dedos’. Dos mais talentosos e geniais comentaristas ao mais amador ‘twitteiro’, todos já falaram sobre o gol.
 
        Muito em razão das redes sociais, acredito ter sido este um dos gols mais comentados, analisados, detalhados e adjetivados do ano de 2011. Quase não nos sobra nada pra se acrescentar.
 
        Quase...
 
        Tenho que fazer justiça ao Atleta - com ‘A’ maiúsculo mesmo - Neymar Jr..
 
        A ‘joia’ não marcou esse gol antológico em razão apenas e tão somente da sua habilidade acima da média e criatividade para driblar sobrenatural.
 
        Seu talento apenas não seria suficiente para construir aquela obra-prima.
 
        É necessário condicionamento físico...
 
        Neymar Jr. só marcou aquele gol porque, após ter aplicado os dribles iniciais, arrancado em diagonal na direção do gol, tabelar com o Borges, chegar ‘inteiro’ e ‘oxigenado’ para executar aquele drible – em velocidade !! – sobre o Angelim e, depois disso tudo, antecipando-se a chegada de dois marcadores e do goleiro Felipe, concluir a jogada com um toquinho de ‘três dedos’ porque ele tem condição física para isso.
 
        Fosse ele ‘apenas mais um jogador habilidoso’, não anotaria o gol !! Teria faltado ‘caixa’, raciocínio e firmeza nas pernas.
 
        Acredito que esse último (??) comentário sobre o gol deva ser feito como um reconhecimento ao comprometimento da ‘joia’ com os treinos físicos. Desde a base ele sabe a importância desse tipo de treinamento. Cresceu ouvindo uma frase do treinador de vôlei Bernardinho, do livro “Transformando Suor em Ouro”.
 
      “Suar mais nos treinos para não sangrarmos nas batalhas”.
 
        Neymar Jr. ama jogar futebol. E sabe da importância de treinar forte, sem preguiça !!
 
        Justiça seja feita !!
 
        Parabéns Neymar Jr. pelo Prêmio Puskás – FIFA 2011.
 
        Parabéns pelo Atleta que você é !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário